logo 1.png
gap_horizontal.png

SINCOMERCIÁRIOS

Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim

logo 2.png
logo 3.png

 

Uma reflexão no Dia da Mulher

valdeir.png

Valdeir Matheus Ribeiro

Presidente do Sincomerciários

Até quando?

 

 

08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e que segundo conta a história, não foi criado pelo comércio, apesar de atualmente ser um dos principais dias de venda. Mas sim, está ligado a luta das mulheres por jornada de trabalho menor, pela igualdade de direitos, de poder votar e ser votada.

Mas até quando nós vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher com os olhos voltados ao passado e não cobrar das autoridades uma política pública eficiente que combata a violência contra a mulher.

Com a pandemia, o número de casos de feminicídio no Brasil subiu consideradamente.

Em 2021 uma mulher foi assassinada a cada seis horas e as perspectivas não são nada animadoras. O governo federal vem cometendo um verdadeiro desmanche nas estruturas de defesa dos direitos da mulher e neste ano, haverá um corte de 33% do orçamento de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Para complicar um pouco mais essa triste realidade, pesquisa realizada recentemente, aponta que para 33% dos entrevistados a mulher é a culpada pela violência que sofre. A mesma pesquisa revela que menos de 30% das mulheres vítimas de agressão procuram ajuda ou denunciam a violência sofrida para os órgãos de segurança.

Temos a obrigação de cobrar medidas urgentes contra essa violência, geralmente sofrida dentro da própria casa. Temos que atender depois de 112 anos, o pedido da alemã Clara Zetkin que em 1910 durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, pediu para que houvesse um momento do movimento sindical dedicado à questão das mulheres.

E a pergunta é -até quando a mulher vai continuar tendo dupla jornada de trabalho; até quando a mulher que procura por seus direitos não consegue se quer uma medida protetiva, que nem sempre a livra da violência e da morte. Reafirmamos nosso respeito e solidariedade as mulheres que lutam pelos seus direitos e principalmente pelo direito da vida. E apesar de toda essa a situação, não podemos deixar de dizer Feliz Dia da Mulher.