O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou de um encontro com representantes dos sindicatos dos Comerciários, Têxteis, Metalúrgicos, Professores, Bancários e da Apeoesp de Santa Bárbara d'Oeste. Na ocasião, o Ministro atendeu às demandas dos sindicalistas e destacou a importância da luta por um aumento no piso salarial das categorias, enfatizando que elevar os salários não causa inflação.
Valdeir Matheus Ribeiro, presidente dos Sincomerciários de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim, questionou o Ministro sobre a falta de fiscais nos postos e nas regionais do MPT, o que prejudica a atuação sindical e a proteção dos trabalhadores. Marinho respondeu que um concurso público está em andamento para contratar 900 novos fiscais, o que deve melhorar a fiscalização, embora reconheça que esse número ainda está aquém do ideal. "A situação vai melhorar, mas ainda não será suficiente. Vamos treiná-los, para que em março do próximo ano eles estejam prontos para as atividades. Essa dificuldade é um reflexo do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff, com os ex-presidentes Temer e Bolsonaro agravando ainda mais a situação dos sindicatos", afirmou.
Marinho também destacou a importância dos sindicatos se envolverem nas discussões políticas e nas eleições. Segundo ele, "enquanto dizem que os sindicatos não devem se envolver em política, os trabalhadores acabam ficando desorientados e, muitas vezes, votam em candidatos que vão prejudicá-los." O Ministro reforçou que a participação política dos sindicatos é essencial para garantir os direitos.