Plavra do Presidente
Depois do desmonte dos direitos trabalhistas, com a aprovação da reforma trabalhista, vemos agora, com a pandemia do novo coronavírus, o resgate da valorização das entidades sindicais devido ao aumento da demanda pela intervenção para a negociação de acordos emergenciais.
Com a pandemia e consequentemente a maior exposição dos trabalhadores aos riscos econômicos e sociais, sem contar que os trabalhadores estão mais expostos ao contágio ao Covid-19, os sindicatos têm buscado garantir direitos e empregos.
Claro que ainda existem críticas de que os sindicatos não servem para nada, que nada fazem, e por isso, os trabalhadores não querem mais contribuir financeiramente para o fortalecimento das entidades. Mas a gente vê que, neste momento, os sindicatos têm sido fundamentais.
Os sindicatos sempre tiveram sua importância. Basta olhar para sua história. E durante esta crise, que nenhum de nós queríamos, o trabalhador tem percebido que só restou os sindicatos para defende-lo, assim como o patronal está vendo a importância do sindicato dos trabalhadores. Afinal se não fossem eles, acordos de redução de jornada e salário e suspensão dos contratos de trabalho não aconteceriam.
Claro que a força de uma entidade sindical está ligada à sua categoria, ao número de associados, sua estrutura administrativa e do relacionamento com a sua base. Os sindicatos devem crescer para baixo. Devem crescer para a base. É lá que encontramos forças para resistir, e temos que aproveitar esse momento, diante da fragilização do trabalhador e do patrão para traze-los para o nosso lado.
É um momento difícil, mas é o momento de as entidades prestarem assistência que o momento querer e atualizar suas reivindicações. A história é cíclica, afinal, os sindicatos surgiram da necessidade do trabalhador se defender coletivamente, e não podemos deixar passar essa oportunidade pelos vãos dos dedos.
A hora é agora
    Valdeir Matheus Ribeiro
Presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim
Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim
SINCOMERCIÁRIOS
Escritórios 
Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim
SINCOMERCIÁRIOS
Escritórios