No segmento de vendas, a capacidade de relacionamento é indispensável para a carreira de um bom vendedor, assim como investimentos da empresa na equipe de trabalho é fundamental para a formação de uma boa equipe.
Dados do sindicato dos empregados no comércio de Santa Bárbara apontam que a rotatividade tem sido mais acentuada com a crise por que passa o país. Pelo levantamento da entidade sindical, o número de pessoas que trocam de emprego só aumenta o que afeta diretamente a qualidade do atendimento prestado ao público.
De janeiro a maio deste ano, 830 empregados foram demitidos ou pediram demissão. O setor de gêneros alimentícios lidera o ranking com 385 demissões, seguido pelo setor varejista em geral com 375, e atacadista com 80 demissões. Somente os shoppings Tivoli e Vic foram responsáveis por 98 demissões no período. Essa rotatividade pode ser bem maior, já que os dados são apenas dos funcionários com mais de um ano de registro em carteira, portanto, a homologação tem que ser feita no sindicato.